Novena de Nossa Senhora de Fátima realizada pelos os associados da Associação de São José

A Associação de São José realizou no período de 22 a 30 de maio a Novena de Nossa Senhora de Fátima. Durante os nove dias foram realizadas orações referentes a novena, rezado o terço mariano e a Ladainha de Nossa Senhora de Fátima. As orações foram realizadas nas casas dos Associados que se encontram com problema de saúde, impossibilitados de participarem regularmente das reuniões mensais.
Quase todos os dias as orações eram iniciadas às 19:00h com término às 20:30h, exceto no sábado e domingo, que iniciava às 16:30h e terminava às 17:30h por solicitação dos associados, pois a maioria são também da Legião de Maria e queriam participar da Santa Missa, à noite ás 19:00h, nesse dois dias.
Nós como associados de São José, que rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas, fizemos nossas orações durante os nove dias de modo especial, pedindo mais vocações (sacerdotais, religiosas e leigos) para a realização dos trabalhos pastorais, pois sabemos que a messe é grande e pouco são os operários, além da confirmação de todos os sacerdotes e religiosos em sua vocação, e que Nossa Senhora abençoe os seus esforços e trabalhos, para que continuem a iluminar os fiéis pela palavra e pelo o exemplo, dando-lhes sabedoria, paciência e fortaleza, para que propaguem o reino de Deus nos corações dos homens. Também rezamos pela conversão dos pecadores e pela paz mundial.
Foram momentos de muita espiritualidade e aprendizagem, além da integração e partilha através das orações realizadas.

Reunião da Associação de São José (especial)


A reunião da Associação de São José, realizada em 06/05, teve um momento de confraternização, pois foi comemorado o aniversário das associadas que aniversariaram no período de janeiro a abril de 2012. Logo após a reunião fomos para o refeitório do Centro Paroquial, onde foram realizados: orações, cantos e a partilha de lanches. Foi um momento de muita descontração. Veja as fotos abaixo.
momento da reunião

Os associados atentos para a reflexão do evangelho na reunião

Inicio da comemoração dos aniversariantes no refeitório

momento da oração de agradecimento por mais um ano de vida

os associados louvando pela vida através de cantos

Associados atentos ás orações

Momento de agradecimento pelos aniversariantes

Aniversariantes atentos aos agradecimentos

momento dos parabéns!

Os aniversariantes do período(janeiro a abril)

Benção aos aniversariantes

momento do corte do bolo pelos aniversariantes

Mais um momento do corte do bolo, incluindo todos os aniversariantes do período

A aniversariante Samara fazendo a divisão do bolo

momento da partilha do bolo

momento de descontração das associadas para serem fotografadas

Momento dos comes e bebes dos associados

Galeria de fotos do momento saúde com as associadas da Associação de São José

A professora Beatriz da UEMA, ministrando a palestra

Um dos temas da palestra

Associadas atentss as explicações da palestrante

Associados atenciosos ao assunto abordado na palestra

A professora Beatriz, que também é enfermeira, com seus alunos de enfermagem da UEMA

Estudante de enfermagem da UEMA verificando a pressão da associada

Associada sendo vericada a pressão pela estudante de enfermagem da UEMA

A professora Beatriz tirando dúvidas da associada

Profª Beatriz e as associadas de São José

Assiociadas de São Jose  e a Profª Beatriz

Associadas de São Jośe  com a profª Beatriz

Momento saúde

-->
Os associados da Associação de São José reuniram-se no dia 11 de maio no Centro Paroquial para participarem de uma palestra sobre Saúde, com a Profª Beatriz da Universidade Estadual do Maranhão. Foi um momento de muita aprendizagem e integração do grupo. Estavam presentes 18 (dezoito) associados.
O tema da palestra foi sobre Hipertensão e Diabetes. A professora explicou sobre a causa e os sintomas dessas doenças, usando slides com uma linguagem simples e de fácil compreensão por todos os presentes. Também aproveitou o momento para dar orientações referentes aos cuidados que se deve ter em relação ao uso de medicamento, alimentação, higiene, estilo de vida, e a importância de exercitar-se para quem tem essas doenças, e como preveni-las para não desenvolvê-las futuramente.
No final da palestra foi aberto um momento de tira-dúvidas onde todos tiveram a oportunidade de participar ativamente, expondo suas perguntas referentes aos assuntos abordados. Concluiu-se a palestra com a medição de pressão arterial de todos os presentes com a ajuda de 05(cinco) estudantes do curso de enfermagem da UEMA.

Galeria de fotos do triduo de São José

Coordenadora no momento das orações iniciais

Preces a São josé

Os associados de São José participando das orações.


TRÍDUO DE SÃO JOSÉ (29 a 30/04 e 01/05)

-->
-->
O tríduo de “São José” teve inicio no dia 29 de abril, finalizando no dia 1º de maio, dia de “São José Operário”. Esse ano as orações dos três dias foram realizadas na paróquia de São Francisca das Chagas, começando todos os dias sempre às 18 horas e finalizando com a Santa Missa. Foram momentos de reflexões e de muitas orações onde a participação dos associados de São José foi fundamental para o sucesso do evento. Como de costume, em cada dia foi feita reflexão sobre a vida de São José, sempre observando suas ações e atitudes diante das dificuldades enfrentadas no seu dia-a-dia como Pai Adotivo de Jesus e sua aceitação sem questionar, isto é, sempre pronto a fazer o que Deus lhe designava.
 São José é tão glorioso, que é o único santo celebrado em duas datas, no dia 19 de março, como esposo de Maria e em primeiro de maio, Padroeiro dos trabalhadores. Sendo que 1º de maio foi instituído em sua homenagem pelo Papa Pio XII, que diante de uma multidão de 200 mil operários, reunidos no 1º de maio de 1955, na Praça de São Pedro decidiu cristianizar o Dia do Trabalho, dando-lhe como santo protetor “São José Operário”.
A igreja venera São José com títulos importantes, como por exemplo: Guardião de Jesus e da igreja, Padroeiro da Igreja Católica, Protetor das Famílias, Justo, Santíssimo, Esposo da Mãe de Deus, Chefe da Sagrada Família, Exemplo de Fidelidade, Espelho de Paciência, Modelo dos Operários, Esperança dos Enfermos, Padroeiro dos Moribundos e muitos outros. Com todos esses títulos a sua atuação como intercessor dos féis tem atraído cada vez mais um grande número de devotos.

Oração a São José Operário para ser rezada todos os dias:

"Senhor, concedei-nos a exemplo de São José, a quem confiastes os primeiros mistérios da Salvação, a graça de seguir colaborando fielmente, na obra de salvação confiada a vossa Igreja. Dai-nos um coração puro, generoso e humilde, e a exemplo de São José, para sermos bons seguidores de Cristo, bastam as virtudes comuns, humanas, simples, porém, autênticas e verdadeiras. Amém."


Referências


GALERIA DE FOTOS DA NOVENA DE SÃO JOSÉ

Momento de reflexão sobre o tema do dia da novena

Atenção dos associados para a leitura do evangelho

Momento da oração do terço de São José


Encerramento da novena na igreja Nossa Senhora Aparecida no Bairro Madre Rosa

Oração diária pelas Vocações sacerdotais e religiosas

Em São José das Verdades a celebração do dia de São José (19/03)

Momento de oração na Igreja de São José em São José das Verdades

Participação dos associados de São José nas orações na Igreja de São José em São José das Verdades antes da celebração da missa

Momento da oração das presces a São José

Reflexão feita pela Coordenadora da Associação de São José

Momento da participação dos associados na procissão de São José em São José da Verdade


Momento da Santa missa na igreja de São José em São José das Verdades

Momento da homilia feita por Frei Eleauto

Momento da homilia


Associadas aniversariantes do dia, agradecendo as graças recebidas

Momento do Parabéns

Novena em honra a São José (09 a 17/03/2012)


Os associados da Associação de São José da Paróquia de São Francisco das Chagas realizou a “Novena de São José” no período de 09 a 17/03. Durante esses nove dias foram feitas reflexões sobre a vida desse “Grande Santo”, que chamado por Deus para ser pai adotivo de Jesus assume com responsabilidade essa missão. Acolhe, protege e conduz seu filho nos primeiros anos de sua vida; dá a ele uma sólida orientação religiosa, conduzindo-o ao Templo. Dá a Jesus o exemplo de um homem trabalhador e até o ensina a exercer a sua profissão, a de carpinteiro.
Como associados da Associação de São José e tendo São José como nosso patrono sabemos que é um santo muito conhecido e querido no meio do povo e com essa novena renovamos a cada ano a nossa confiança e fé, além de aprendermos com esse grande santo a louvar e bendizer a Deus, reconhecendo como sua bondade nos conduz nos caminhos da vida.
A maioria das orações (sete dias) foi feita na casa dos associados que se encontram impossibilitados de participarem das reuniões mensais por estarem com a saúde fragilizada. O oitavo dia da novena foi feita na capelinha de São Francisco, no Bairro São Francisco, e o nono dia foi realizada na Igreja Nosso Senhora Aparecida, no Bairro Madre Rosa. Encerramos nossa novena, recomendando-nos a “São José todos os nossos bens de nossos corações, de nossos corpos, de nosso ser. Que tudo fique bem guardado nas abençoadas mãos de São José, pois queremos seguir seus passos, seja onde for. Já que levaste Deus nos braços, assim leva-nos ao Senhor”.
No dia 19 de março, dia consagrado a São José, fomos a São José das Verdades a convite do nosso Pároco Frei Eleauto onde juntos com a comunidade daquele povoado concluímos a grande homenagem a esse grande santo. Iniciamos com um momento de oração, em seguida nos reunimos em procissão, finalizando com a celebração da Santa Missa.

Primeiro encontro de formação dos Associados de São José do ano de 2012


No dia 26/02/2012 foi realizado no auditório do Centro Paroquial da Paróquia de São Francisco das Chagas a primeira formação desse ano dos associados da Associação de São José. Para essa formação convidamos Frei Jorge de Lago Pedra-MA, que prontamente aceitou o convite.
O dia do encontro foi de muita espiritualidade, aprendizagem e conhecimento. Frei Jorge nos proporcionou momentos de reflexão sobre o nosso comportamento como ser humano e cristão, valorizando a história de vida de cada participante e assim fez um resgate da identidade e restauração da auto-estima através da confiança que devemos ter em si, pois só assim ampliamos a percepção dos nossos problemas e consequentemente temos a possibilidade de resolução dos mesmos.
Esse trabalho de Frei Jorge nos possibilitou compreender que as crises e problemas só podem ser entendidos e resolvidos se os percebermos como partes integradas de uma rede complexa, que ligam e interligam as pessoas num todo. Como fazemos parte de uma comunidade, todos devemos ter um papel ativo para a promoção da saúde, isto é, integrando saberes oriundos dos mais diferentes contextos socioculturais e assim vai se ampliando as redes solidárias de promoção da saúde e da cidadania.
Na parte da tarde iniciamos com o fechamento dos trabalhos através dos agradecimentos do grupo e despedida de Frei Jorge. Em seguida foi feita a Adoração do Santíssimo ministrada pela Irmã Dora e finalizamos com a Santa Missa celebrada por Frei Antônio.
Esse encontro foi de muita integração e participação, além da conscientização do grupo através do diálogo e da reflexão a tomar iniciativas e ser agente de sua própria transformação.

.

Reunião especial


Em 05(cinco) de fevereiro tivemos uma reunião especial com  a presença de nosso pároco Frei Elealto. Ficamos muto contentes, pois  trouxe dois presentes valiosos para todos nós  associados da Associação de São José: a sua presença e  uma linda imagem de nosso patrono São José. O momento foi de muita alegria. Participou de toda reunião, onde fez a leitura do evangelho e a reflexão sobre o mesmo. Esperamos que esse momento seja repetido mais vezes, pois sua presença é sempre bem vinda, além de fortalecer o grupo. 
Que São José ilumine seus passos, dando-lhe perseverança, discernimento, sabedoria e inteligência e assim seja cada vez mais firme na sua caminhada.
Que Deus lhe abençoe! Paz e Bem!

Momento de reconhecimento do "Anjo Solidário"

-->
Nós associados da Associação de São José estamos muito tristes, pois a nossa diretora espiritual Irmã Goreth César faleceu em 24/01/2012. Embora sabendo que ela foi chamada por Deus para gozar de sua glória no céu deixou-nos um vazio muito grande, mas com a graça de Deus iremos superar essa grande falta dessa pessoa dinâmica, solidária e fraterna. Sempre esteve presente nos trabalhos e orações desenvolvidos por esse grupo. Era nosso ponto de apoio, nossa segurança, nossa conselheira. Quando tínhamos qualquer dúvida sabíamos onde recorrer, pois éramos atendidos sempre com muito carinho e atenção.
Irmã Goreth era uma pessoa que sabia ouvir, orientar e aconselhar. Era nosso porto seguro. Sabemos que ela continuará sempre nos iluminando com a sua benção lá do céu, talvez muito mais próxima de todos nós.
Essa mulher franzina, pequena, com aparência frágil era um grande guerreira, lutadora pelas causas de Deus. Estava sempre fazendo boas ações para ajudar o seu próximo, seja ajudando financeiramente dentro de suas possibilidades e muitas vezes fora de suas possibilidades, pois não media esforços para angariar meios para solucionar os problemas dos menos favorecidos, seja com rifas, bingos ou através de doações de terceiros. Essa mulher não desanimava nunca. Com sua fala mansa e suave não tinha medo de receber “um não”, pois “o não” para ela era sinônimo de perseverança, de estimulo.
Essa mulher corajosa, inteligente foi muito além, vendo a carência de nossa cidade de uma medicina que acolha todos, primeiramente preparou-se para depois montar um farmácia de medicamentos alternativos, para através de seus conhecimentos ajudar as pessoas doentes. Quem ia na sua farmácia jamais saia sem tomar um chá, receber um conselho e orientação de como conseguir melhorar a sua saúde.
A primeira vez que ela visitou o grupo da Associação de São José foi em 06 de fevereiro de 1994, e partir daí nunca nos abandonou. Estava quase sempre presente nos nossos encontros. E quando não era possível a sua presença, sempre dava uma satisfação do porquê de sua ausência.
Que Deus nosso Pai que chamou Irmão Goreth deste mundo dai-lhe o descanso eterno, participando do convívio com São José e todos os vossos santos como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que a alma de Irmã Goreth nada sofra e Vos digneis ressuscitá-la com os Vossos Santos no dia da ressurreição e da recompensa.
Dai-lhe Senhor o repouso eterno. E brilhe para ela a vossa luz. Descanse em paz.