Tríduo de São José (28 a 30/04/2018)


O Tríduo de São José foi realizado, como de costume, no período de 28 a 30 de abril. As celebrações aconteceram na Capela do Centro Paroquial da Paróquia de São Francisco das chagas. O horário das orações foi, dia 28 e 30 iniciava sempre ás 18:00h e dia 29(domingo) às 15:00h. Nos dias 28 e 30, além das orações do tríduo houve a distribuição da comunhão. Nos três dias tivemos a presença de vários associados, inclusive com a participação de pessoas de outros grupos.

No dia primeiro de maio, o dia de São José Operário, os associados participaram da celebração da Santa Missa na Paróquia de São Francisco, junto com todos os outros fiéis.

O tema escolhido para esse ano foi: “Com José, somos leigos e leigas a serviço do Reino de Deus” e como lema: “Escuta, aprende, anuncia com alegria, esperança e caridade”. (tema que foi escolhido pela Igreja Matriz de São José, município de Tucuruí). Escolhemos esse tema pelo momento em que a igreja no Brasil celebra o ano do laicato, que tem com tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

Sendo São José um leigo ativo nas comunidades da qual fez parte, não poderíamos deixar de fazer essa referência nas reflexões das orações a fim de sensibilizar os presentes sobre a importância de sermos missionários na família, no trabalho, onde estivermos inseridos, sempre testemunhando Jesus Cristo e seu Reino. São José sempre colocou-se integralmente à disposição dos desígnios divinos, oferecendo sua própria liberdade e sua legítima vocação humana, aceitando viver num incomparável amor virginal e renunciando ao natural amor conjugal que constitui e alimenta a mesma família.

“Durante sua vida, José sempre foi muito piedoso e homem justo. Por estar plenamente aberto a Deus, aceitou e cumpriu os desígnios divinos com generosidade, disposição firme e empenho total. Era uma pessoa reta, obediente, íntegra, honesta, de fé profunda e inabalável, inteiramente entregue à vontade de Deus. Viveu intensamente as virtudes cristãs, amando, crendo e esperando em Deus com plena confiança e convicção.” Nós também somos convidados a honrá-lo e a imitar suas virtudes, de maneira que possamos ser também homens justos, íntegros e fiéis aos planos de Deus em nossa história concreta.

Agradecemos a Frei Jorge, nosso guia espiritual, por sua participação no último dia do tríduo e por está sempre presente, apoiando o grupo em todos os momentos.
São José Operário, rogai por nós! 

Viva São José Operário!