Pe. Reginaldo Manzotti | Boletim Informativo - 9 de outubro

 Filhos e filhas,

Nesta semana somos todos filhos entusiasmados por celebrar o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. Digo que somos filhos, porque celebramos o dia da nossa Mãe que, com todo amor, estende seu manto por todos os brasileiros e brasileiras.

Tenho um grande amor por Nossa Senhora, você que me acompanha há mais tempo, sabe disso. E faço questão de celebrar e exaltar Nossa Senhora Aparecida, pois sou fruto e testemunha viva do seu poder intercessor. Se não conhece essa história, leia meu artigo da semana no site Aleteia.

Nesta mensagem destaco duas, entre tantas, virtudes de Nossa Senhora Aparecida que creio que mais inspiram o povo brasileiro: a ESPERANÇA e a FORTALEZA.

Maria é modelo da perfeita Esperança. Demonstrou isso desde sua juventude, quando ardentemente desejou a vinda do Messias. Depois, ao guardar o segredo da filiação divina de Jesus, esperançosa de que José a compreenderia assim que o próprio Deus lhe explicasse. Teve esperança em Deus quando precisou fugir para o Egito e salvar o Menino Jesus do extermínio imposto por Herodes aos recém-nascidos (Mt 2, 13-14), e novamente durante as Bodas de Caná, ao pedir para fazerem o que Jesus dissesse (Jo 2,5).

Imitar a esperança de Maria é esperar em Deus, não se desesperar nem desanimar diante das dificuldades e sofrimentos, mas, como Ela, voltar-se para Deus na oração, com a convicção de que Ele nos ajuda e só quer o nosso bem.

Maria nos ensina a Fortaleza, quando, ao ver todo o sofrimento do seu Filho, manteve-se firme e junto a Cruz (Jo 19,25), acompanhando-O em todas as suas provações. Essa presença silenciosa de Maria na hora da dor que devemos ter como exemplo em nossa vida.

Às vezes, nos deparamos com pessoas que estão sofrendo, por doença ou acidente, e pelas quais já não podemos fazer mais nada, não encontrando palavras que confortem. Contudo, mesmo sem verbalizar, nossa presença é de grande ajuda, pois aquele que sofre sabe estar acompanhado em seu calvário. Maria entendeu isso e, diante da cruz, não pronunciou uma palavra sequer. Pelos Evangelhos sabemos que Jesus falou, enquanto Maria permaneceu de pé, forte, perseverante. Não precisa estar escrito para sabermos que seu coração dizia: “Estou aqui, filho, estou ao Teu lado”.

Certamente não é fácil. Muitas vezes, dá até vontade de “dormir hoje e acordar apenas quando tudo passar”, como se diz popularmente, mas o exemplo de Maria ensina-nos a perseverar, mantendo-nos firmes em meio a pequenos e grandes sofrimentos.

São muitas virtudes que Maria têm, inúmeras... Mas nesta semana da padroeira do Brasil, destaco essas duas, para que seja inspiração para o povo brasileiro. E, pedindo a intercessão da Mãe, que tenhamos esperança de dias melhores para nossa nação e fortaleza para, juntos, construirmos um país justo e fraterno.

Não posso deixar de terminar esta mensagem sem, antes, pedir com muita humildade uma prece, uma Ave Maria, pelo XVII Evangelizar é Preciso Fortaleza, que vai acontecer no dia 26 de outubro, sábado, no Aterro da Praia de Iracema. Conto com sua oração para que seja um momento de graças e bênçãos a fortalecer a fé, a esperança e a fortaleza de todos os que lá estiverem, ou acompanharem em oração.

Que Deus, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, abençoe a todos nós.

Padre Reginaldo Manzotti

Pe. Reginaldo Manzotti | Boletim Informativo - 2 de outubro

 Filhos e filhas,

Louvo e agradeço a Deus por tantas graças derramadas ao longo de toda a Festa das Santas Chagas que terminou no último domingo, dia 29. Agradecer a São Pio de Pietrelcina pela conquista da Terra Prometida e aqui quero, também, agradecer a todos que fizeram comigo a Ação de Oração “As Muralhas vão cair”. E já entregar a Nossa Senhora do Carmo todos os associados, juntos vamos conseguir pagar e tomar posse da Terra Prometida.

Sobre a conquista da Terra Prometida reservo outro momento, nesta mensagem quero me debruçar sobre os Arcanjos de Deus, celebrado dia 29 de setembro, e os Anjos da Guarda, dia 2 de outubro. Sim, filhos, os anjos existem e são citados na Sagrada Escritura.

Na passagem do Evangelho, quando Jesus vê Natanael e diz “eu te vi debaixo da figueira”, Ele está querendo dizer “Natanael, você está maravilhado porque eu te vi, eu te vejo sempre, eu te vejo na hora que você deita, quando você fuxica, fala mal dos outros, rouba. Eu vejo tudo, nada escapa do meu olhar, você pode se esconder dentro de um cofre de aço que eu te vejo. Você está maravilhado com isto, mais maravilhado ficará quando vir o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre filho do homem.” (cf. Jo 1,47-51).

Outro texto, Êxodo 23, 20-21: “Eu vou enviar um Anjo diante de ti, para que te proteja no caminho e te conduza até o lugar que te preparei. Respeita-o e escuta sua voz”. Então quer dizer que anjos realmente existem? Sim, todos nós temos nosso Anjo da Guarda. Existem Arcanjos sim, os Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, as potestades celestes, do bem e do mal (cf. Ef 6,10-12) porque é a batalha a que somos chamados a travar.

São Miguel é o grande chefe da milícia celeste. Seu nome em forma de pergunta: “Quem é igual a Deus?” Seria porque quando o anjo decaído Lúcifer, inflamado pelo orgulho, quis ser igual a Deus, o Arcanjo perguntou com voz forte: "Quem é igual a Deus?"

Quem dera tivéssemos a coragem de dizer: “São Miguel põe teu pé de Arcanjo sobre o homem velho que há dentro de mim, o homem mesquinho; põe teu pé nas minhas intenções erradas, no meu pensar equivocado; coloque o pé sobre os inimigos da minha família; coloque o pé e amasse a cabeça do Diabo que tenta a minha vida”.

São Rafael, cujo nome deste Arcanjo vem do hebraico Rafa, sinônimo de cura, e El, que significa Deus. “Cura de Deus” ou “Curador divino”, “Medicina de Deus”. Citado no Livro de Tobias, como seu companheiro de viagem (cf. Tb 5,16). Enviado por Deus para curar Tobit, pai de Tobias e livrar Sara do demônio, Rafael se revela como um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus (cf. Tb 12,11-15). É considerado o Anjo da Providência, que nos conduz pelos caminhos certos e cura os males do corpo e da alma.

São Gabriel é o “emissário do Senhor”, seu nome significa “Força de Deus”. É um dos Anjos que está sempre na presença de Deus (Lc 1,19). Foi ele quem disse a Zacarias que sua oração fora ouvida, e que Isabel, sua mulher, lhe daria um filho, e deveria se chamar João (cf. Lc 1,8-20). Porém, sua mais nobre missão foi a de anunciar à Virgem Maria, o maior acontecimento da história da humanidade: a encarnação em seu seio, do Verbo de Deus. (Lc 1,26-38). Por sua missão estar relacionada tanto no Antigo, como no Novo Testamento com a vinda do Salvador, São Gabriel é conhecido como Arcanjo da Redenção.

Queridos filhos e filhas, o amor de Deus é maior do que pensamos e Ele não nos deixa sozinhos nesta batalha. Não tenham medo, tomem as armas da luz. Não tenham medo do que o Inimigo de Deus pode fazer em nós, na humanidade. Deus nos deu tudo para que nos levantemos. Arcanjos do Senhor venham em nosso auxílio. Amém.

Deus abençoe,

Padre Reginaldo Manzotti