Confraternização


      Em 02 de dezembro de 2018 realizamos a nossa confraternização. Como de costume, nos reunimos no salão do Centro Paroquial da Paroquia de São Francisco das Chagas para fazermos uma retrospectiva do que foi vivenciado durante esse ano que já está terminando. Também foi refletido sobre a importância do Natal para nós cristãos, pois não existe outra festa no mundo que possa congregar todos nós à solidariedade, à reunião familiar, ao perdão e à paz. É a oportunidade de procurar o que temos de melhor dentro de nós. Essa época nos sugere a possibilidade de renovar, de refazer, de mudar o que não está bom e recomeçar do jeito certo, unindo-nos a Ele (Jesus) nossa condição humana.


Houve troca de presentes, além das orações concernentes para o momento. Foi um momento de muita alegria, paz e participação de todos presentes.

Feliz Natal e um novo repleto de realizações e paz!!

Tríduo pelas vocações sacerdotais e religiosas


O grupo da Associação de São José realizou o tríduo pelas vocações sacerdotais e religiosas, no período de 12 a 15 de novembro. Foram momentos de muita espiritualidade com os associados participantes e convidados.

Sabemos que a oração é o meio privilegiado para suplicar, pedir ao Senhor que envie operários que a Igreja tanto precisa. E como a principal função do nosso grupo é pedir ao Senhor da Messe mais vocações sacerdotais e religiosas, nos reunimos para pedir a Deus por intercessão de São José mais vocações, além de pedir perseverança na caminhada dos que já exercem essa missão, pois estamos muitos preocupados com a perca e diminuição dessas vocações tão necessárias para guiar no povo de Deus aqui na terra. Também foi incluída nas orações os leigos, para continuarem firmes nos seus trabalhos junto a igreja.

Todos os dias foram realizadas as orações dos nossos manuais de oração: Alavanca e Lançai as redes, incluindo o terço abençoado de São José, a ladainha de São José e concluindo com a leitura do evangelho do dia e reflexão sobre a palavra.

As orações foram realizadas dois dias na casa da coordenadora do grupo e um dia na Capelinha de São Francisco, no Bairro São Francisco.
 Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas

  Ó Jesus, Divino Pastor das almas, que chamastes os apóstolos para fazer deles pescadores de homens. Atraí a Vós jovens ardentes e generosos, para torná-los Vossos seguidores e Vossos ministros. Fazei que eles participem de Vossa sede de redenção universal, pela qual renovais sobre os altares o Vosso sacrifício.
          Vós, ó Senhor, " sempre vivo a interceder por nós"( Hb 7,25), abri para eles os horizontes do mundo inteiro, onde a silenciosa súplica de tantos irmãos pede luz de verdade e calor de amor, a fim de que, respondendo ao Vosso chamamento, continuem aqui na terra a Vossa missão, edifiquem o Vosso Corpo Místico que é a Igreja e sejam " sal da terra" e " luz do mundo".  Amém




momento de oração
altar com a imagem de São José e Nossa Senhora Aparecida











.

Tríduo de São José (28 a 30/04/2018)


O Tríduo de São José foi realizado, como de costume, no período de 28 a 30 de abril. As celebrações aconteceram na Capela do Centro Paroquial da Paróquia de São Francisco das chagas. O horário das orações foi, dia 28 e 30 iniciava sempre ás 18:00h e dia 29(domingo) às 15:00h. Nos dias 28 e 30, além das orações do tríduo houve a distribuição da comunhão. Nos três dias tivemos a presença de vários associados, inclusive com a participação de pessoas de outros grupos.

No dia primeiro de maio, o dia de São José Operário, os associados participaram da celebração da Santa Missa na Paróquia de São Francisco, junto com todos os outros fiéis.

O tema escolhido para esse ano foi: “Com José, somos leigos e leigas a serviço do Reino de Deus” e como lema: “Escuta, aprende, anuncia com alegria, esperança e caridade”. (tema que foi escolhido pela Igreja Matriz de São José, município de Tucuruí). Escolhemos esse tema pelo momento em que a igreja no Brasil celebra o ano do laicato, que tem com tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

Sendo São José um leigo ativo nas comunidades da qual fez parte, não poderíamos deixar de fazer essa referência nas reflexões das orações a fim de sensibilizar os presentes sobre a importância de sermos missionários na família, no trabalho, onde estivermos inseridos, sempre testemunhando Jesus Cristo e seu Reino. São José sempre colocou-se integralmente à disposição dos desígnios divinos, oferecendo sua própria liberdade e sua legítima vocação humana, aceitando viver num incomparável amor virginal e renunciando ao natural amor conjugal que constitui e alimenta a mesma família.

“Durante sua vida, José sempre foi muito piedoso e homem justo. Por estar plenamente aberto a Deus, aceitou e cumpriu os desígnios divinos com generosidade, disposição firme e empenho total. Era uma pessoa reta, obediente, íntegra, honesta, de fé profunda e inabalável, inteiramente entregue à vontade de Deus. Viveu intensamente as virtudes cristãs, amando, crendo e esperando em Deus com plena confiança e convicção.” Nós também somos convidados a honrá-lo e a imitar suas virtudes, de maneira que possamos ser também homens justos, íntegros e fiéis aos planos de Deus em nossa história concreta.

Agradecemos a Frei Jorge, nosso guia espiritual, por sua participação no último dia do tríduo e por está sempre presente, apoiando o grupo em todos os momentos.
São José Operário, rogai por nós! 

Viva São José Operário!

Poesia a São José Operário

Poesia a São José Operário

Carta apóstolica do papa Francisco

Carata apostólica do papa Francisco

Os Associados de São José da paróquia de São francisco das Chagas estão em festa

        A Associação de São José da Paróquia de São Francisco das Chagas está em festa onde no dia 08 de abril completou quarenta e cinco anos de existência, pois foi nesta data do ano de 1973, que  um grupo de associadas da Catedral de Santa Terezinha, com a presença de Frei Evaldo, fundou a Associação de São José, nesta paróquia. Nosso muito obrigado a frei Evaldo! Que São José o proteja, lhe dando saúde e paz!!!
           A nossa gratidão às associadas fundadoras: Eudete Lima, Odineia Moreira, Júlia Pires e Adauta Wanderley(diretoria) e os membros associados: Clotides Leal, Eva e Luzanira Lopes (todos In memória). Com certeza elas estão lá do céu junto com São José nos abençoando!
                 Que São José nos proteja e nos dê perseverança para continuarmos firmes na caminhada!
                   Viva a Associação de São José!!!
           

Novena de São José no período de 10 a 19 de março de 2018

         No período de 10 a 19 de março, mais uma vez foi realizada a novena de São José. Momento forte de oração e partilha pelo grupo de associados de São José. Este ano foi refletido, nos momentos de orações, o tema: "Com São José, vivemos a alegria de proclamar a palavra", pois estamos no ano dedicado ao Laicato no Brasil.
       Durante os nove dias, os momentos de orações, foram realizados na capela do centro paroquial da Paróquia de São Francisco das Chagas, sempre iniciando ás 18:00h, com exceção ao domingos, que começava às 15:00h. Foram momentos de integração  e participação dos associados presentes.
         A cada dia de oração contemplávamos um subtema. Os subtemas contemplados foram: 1º "José possui uma história"; 2º " José confia no amor de Deus"; 3º " José, um protetor da vida"; 4º "José acredita no projeto de libertação"; 5º " São José, vence o medo pela fé: 6º " Com São José, somos uma igreja missionária"; 7º  "José e Maria dizem sim a Deus"; 8º " Com São José, vivendo a caridade em Cristo"; 9º " A exemplo de São José, somos chamados a servir". 
         O dia 19 de março, como de costume, foi celebrado na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Madre Rosa com a participação da comunidade. Antes da celebração da missa por Frei Jared foi feita a oração do terço e da ladainha de São José pelos Associados de São José presentes junto com a comunidade, em seguida foi celebrada a Santa missa e logo após o término das orações foi oferecido um  lanche pela Associada Dona Roberta a todos os presentes.
    Dentro da comunidade eclesial, os leigos são chamados a desempenhar diversas tarefas: catequista, Ministro da Eucaristia, agente das diferentes pastorais, serviço aos pobres e aos doentes. São chamados também a colaborar no governo paroquial e diocesano, participando de conselhos pastorais e econômicos. Diante dessas funções delegadas aos leigos, São José é um exemplo de leigo a ser seguido por todos nós. Sua missão não foi fácil, mas em momento algum ele desanimou. Sempre atento a palavra de Deus estava pronto para fazer tudo segundo a vontade do Criador.

    "Homem prudente, marcado pelo silêncio e pela escuta, procurou sempre na oração tomar as melhores decisões. Não teve receios em sacrificar a si mesmo, seus sonhos e vontades, em prol dos planos de Deus e de sua família.

        Em uma época em que enfrentamos o esfacelamento da figura paterna e da própria masculinidade, São José nos aponta o caminho para sermos homens segundo o Coração de Deus: o trabalho duro unido à uma profunda vida de oração; o silêncio inerente à virtude da pronta obediência; a capacidade de sacrificar-se por amor na certeza de que há mais alegria em dar do que receber!"

Diante de tanta obediência e esperança no Senhor, pedimos que o Deus nos ajude a contemplar a sua vida e imitar os seus exemplos.

      Façamos segundo o Papa Francisco: confiemos nossos desejos e sofrimentos ao Patriarca São José, na certeza de que ele vela por nós e por toda a Igreja de Deus.
           São José, rogai por nós que recorremos a vós!

Conhecendo São José


             Todos os anos celebramos a Novena de São José no período de 10 a 19 de março. Sabemos que esses momentos de culto a São José vem de muitos e muitos anos atrás e hoje alcança grande popularidade em todo o pais. Como é um Santo que é celebrado em duas datas, 19 março e 1º de maio, pois em 1870, o papa Pio IX o proclamou Patrono Universal da Igreja e, a partir de então, ele passou a ser cultuado no dia 19 de março e em 1955, Pio XII fixou o primeiro de maio para “ São José Operário, o trabalhador”. Em 1962, o papa João XXIII colocou o nome de São José no Cânone da missa – a primeira inclusão registrada em mais de 1.300 anos. “Como é doce, calmo, sereno, suave o pensamento de São José, meu primeiro e predileto protetor” características dada a São José pelo papa João XXIII. “ "Alguns santos receberam o privilégio de nos proteger em casos particulares. A São José foi conferido o encargo de nos socorrer em toda a necessidade e em qualquer negócio: de defender, proteger e amparar com perene benevolência todos os que a ele recorrem”, segundo São Tomás de Aquino.

       A figura de São José tem lugar assegurado no coração dos fiéis. Segundo Paulo Coelho, “ São José é o protótipo da pessoa apenas coadjuvante, silencioso e anônimo. Ele ainda é uma sombra, embora benfazeja. É modelo do cristão anônimo. Não deixou nenhuma palavra. Ele falou pelas mãos, na carpintaria; pelos braços, segurando o menino Jesus; pelos pés, caminhando para o exílio no Egito; pelo amor, estando junto de Maria. E pelo cuidado,  garantindo o sustento da Sagrada Família”.

Artigo: As Comunidades Eclesiais de Base no mundo urbano brasileiro. Encontro com 5 mil pessoas debateu desafios contemporâneos em Londrina

https://oglobo.globo.com/sociedade/artigo-as-comunidades-eclesiais-de-base-no-mundo-urbano-brasileiro-22339320

Papa Francisco pede foco em refugiados e abandono do consumismo

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/01/1947333-papa-francisco-pede-foco-em-refugiados-e-abandono-do-consumismo.shtml

Fantasiado de mim mesmo(Frei Beto)

http://hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/frei-betto-1.334186/fantasiado-de-mim-mesmo-1.596429

Papa Francisco envia saudação à Igreja no Brasil pelo Ano do Laicato

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/papa-francisco-envia-saudacao-a-igreja-no-brasil-pelo-ano-do-laicato/

Retiro de Carvanal dos Associados de São José(10/02/2018)

               No dia 10 de fevereiro de 2018, os associados de São José participaram de uma manhã de retiro, no salão do Centro Paroquial. O retiro foi iniciado com orações pelas vocações sacerdotais e religiosas, além de intenções pelas pessoas que irão participar do carnaval, pedindo proteção a todos. Em seguida foi feito uma reflexão sobre o ano do laicato, sobre a responsabilidade de cada leigo e leiga na propagação do evangelho na família,  no grupo ao qual participa, no trabalho e  na  comunidade em que estão inseridos, isto é, testemunhar Jesus Cristo e Seu Reino onde estiver. Depois da reflexão, teve um momento para lanche e em seguida reiniciamos com confecção de mandalas pelo grupo. Foi um momento de muita descontração, participação e empenho dos presentes. Todos saíram com os seus trabalhos finalizados com muito esmero!
        Parabéns ao grupo pelo empenho e participação!!!!

Confraternização dos Associados em 2017

          Os Associados de São José se reuniram no salão do Centro Paroquial da igreja de São Francisco das Chagas, no dia 03/12/2017, para celebrarem a sua confraternização. Na ocasião foram realizadas orações e a retrospectiva da caminhada do grupo no ano 2017. Também foi comemorado o aniversário dos membros presentes onde cada um recebeu uma pequena lembrança, além de um delicioso lanche. Foi um momento de alegria e comunhão.
Feliz Natal e um ano novo repleto de paz e alegrias a todos do grupo!!!!

Triudo de São José(28/04 a 01/05/2017)

           O Tríduo de São José foi realizado no período de 24 de abril a 01 de maio de 2017. O tema foi: São José, ensina-nos a servir com fé, alegria e esperança.
"São José viveu uma vida de servidão e obediência e, com muita humildade. atendeu a vontade de Deus sem se opor. Ao ser escolhido por Ele para ser o defensor da Sagrada Família, o fez com honra, sustentando-a e protegendo-a de todos os males que a cercava. 'José era um homem que escutava a voz de Deus, profundamente sensível à sua vontade secreta, um homem atento às mensagens que vinham do profundo do coração e do alto. Não se recusou a seguir o seu projeto de vida, não permitiu que o ressentimento o envenenasse, mas estava pronto para se colocar à disposição da novidade que, de maneira desconcertante, lhe foi apresentada. Assim, Ele se tornou ainda mais livre e grande', disse o Papa Francisco sobre a figura de São José."(1)
           Vivemos em meio a varias tribulações: na família, na igreja, na sociedade, em todos os setores de nossas vidas, mas não podemos deixar-nos abater, temos que ter fé e esperança. Ao demonstrarmos nossa fé durante as tribulações, temos a certeza de que a fúria do adversário não é fatal. E quando meditamos sobre a vida de São José vemos que nada foi fácil para Ele, apesar de ser o pai adotivo de Jesus. Então esses momentos de oração nos serviram para fortificar a nossa caminhada e sabermos que quanto mais orarmos mais fortes na fé seremos.
           Ao propor São José como modelo e protetor dos operários, a Igreja quer que todos reconheçam a dignidade do trabalho e que o trabalhador seja respeitado enquanto pessoa humana e colaborador de Deus na obra da criação. Sejamos como São José, um homem bom e reto como a Bíblia diz.
           As orações do tríduo foram realizadas na capela do Centro Paróquia, conduzida por Frei Jorge, com a participação dos Associados. O encerramento  foi no  dia de São José operário,   celebrada na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Madre Rosa, a convite da comunidade e realizada pelo Diácono Ronaldo.
           A participação dos Associados nas orações foi de fundamental importância para a reflexão do tema onde todos estavam comprometidos e motivados.

São José, rogai por nós, que recorremos a vós!
 (1)Jornal do Evangelizador,Ano XI-nª 124/jan./2018

Novena de São José, em 10 a 19/03/2017

                   A novena de São José foi realizada no período de 10 a 19 de março de 2017 e teve como tema: "São José, modelo de justiça e esperança, protege nossas famílias".  Como associados de São José sabemos que Ele foi o esposo da Virgem Maria e pai adotivo do Menino Jesus, fiel e humilde no cumprimento da missão que Deus lhe confiou, além de ser o modelo de virtudes familiares e guardião das almas puras. Sua festa litúrgica foi fixada em 19 de março no século XV, pois até então era celebrada em diferentes datas. A partir de 1621, a festa passou a ser celebrada por todos os católicos e, em 1847, São José foi declarado padroeiro da Santa Igreja. Diante de tantas virtudes desse Grande Santo, não poderia deixar de ser um dos mais importantes santos da igreja, pois toda vez que é invocado, Ele intercede junto a Deus por todas as nossas necessidades, isto porque São José tem, diante de Deus, privilégios únicos. Através de São José, podemos alcançar benefícios únicos para nossas famílias.
         As orações foram realizadas, como de costume, nas casas dos Associados, que estão com problema de saúde, pois é uma maneira de inclui-los, pelo menos nessa época ao grupo de Associados ativos, e também fazer com os vizinhos desses associados participem das orações, e aproveitar o momento para divulgar o grupo à comunidade. Foram momentos de muita oração, alegria e participação.
A celebração de encerramento dia 19/03,dia de São José,  foi realizada no Bairro Madre Roda, na igreja de Nossa Senhora Aparecida onde as orações foram conduzidas por Frei Jorge. Uma linda celebração com a participação da comunidade.
São José, patrono das famílias, abençoai as nossas famílias!