O grupo de oração Associação de São José, da Paroquia de São Francisco da Chagas de Bacabal-MA, realizou a novena em sua honra no período de 10 a 19 de novembro de 2021, com o tema “São José, pai acolhedor com ternura e coragem”, que faz referencia a “carta apostólica Patris Corde” do Papa Francisco sobre São José, já que foi instituído por ele(papa) o ano consagrado a São José.
Devido a Pandemia do Novo Corona Vírus, não foi possível realizar a novena como de costume, 10 a 19 de março, pois o grupo é formado, na sua grande maioria, por pessoas idosas que não podem aglomerar-se, além de seguirmos as exigências da OMS e da própria diocese, que pediu para os grupos suspenderem encontros e eventos nesse período. Como em dezembro os índices de contágios diminuíram e foram liberadas exigências anteriores não podíamos deixar de realizar a nossa novena a esse grande Santo.
As orações da novena foram realizadas na Capelinha do Centro Paroquial, com inicio às 17:30h todos os dias com termino às 19:00, com exceção ao domingo que iniciou-se as 15:00h, concluindo as 16:30, para dar tempo para os membros do grupo participarem da Santa Missa na paróquia, que inicia sempre ás 17:00h.
Quase todos os dias tínhamos celebrantes convidados, onde era distribuída a Sagrada Eucaristia. Os celebrantes convidados foram: O Missionário Wirlando, que celebrou quase todos os dias, pregando a palavra, e, também esteve conosco as ministras da Palavra da COHAB I, da igreja Divino Espirito Santo: Dona Francisca e Dona Ana. Também tivemos a honra da celebração da Santa Missa pelo nosso Pároco Frei James, no dia 13.
Apesar da celebração fora da época, festejar o padroeiro universal da igreja, das famílias, dos trabalhadores, dos enfermos, e além de tudo isso patrono do nosso grupo, foi um momento de reencontro do grupo para reavivarmos a nossa espiritualidade, ainda mais nesse ano que foi dedicado a Ele pelo nosso papa Francisco.
Nesta novena procuramos reaprender as lições importantes que São José nos deixou, que mesmo sem conhecermos uma só palavra do que tenha dito nos evangelhos vimos que Ele é o mestre do silêncio contemplativo e orante, atento aos desígnios misteriosos de Deus, noivo e esposo amoroso, homem devotado à família, pai solícito e de grande coração(carta apostólica Patris corde), trabalhador esforçado, cidadão justo e bom. Percebemos que o Papa Francisco propôs este ano especialmente dedicado a São José: para olharmos para ele, conhecendo melhor esse homem extraordinário escolhido por Deus e colocado ao lado de Jesus e Maria. Se Deus concedeu a ele os cuidados do núcleo inicial da igreja, que é a “família de Jesus” e a comunidade “ dos irmãos de Jesus”, isso continua valendo nos desígnios insondáveis de Deus ainda hoje. Ele é o “cuidador” e ”provedor” da casa de Deus e da família de Jesus. Por isso, neste ano, pudemos valorizar mais a presença de São José em nossas famílias, nossos lares, nosso grupo. Mesmo com o numero reduzido de participantes foi um marco de renovação da nossa fé cristão. Que São José nos alcance graça, misericórdia e coragem de continuarmos firmes com o nosso grupo de oração, e nos defenda de todo o mal.
São José, rogai e intercedei por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário